Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As três sentenças contra a casa de Davi “após seu adultério”

As três sentenças contra Davi

Frente a frente com Davi, Natã apontou os pecados escondidos que o rei cometeu perante os homens, porém visíveis perante os olhos do Altíssimo:

  1. Primeiro pecado: (desprezaste a palavra do Senhor “I Sm 12.9 a”).
  2. Segundo pecado: (Urias, o heteu, feristes a espada “I Sm 12.9 b”).
  3. Terceiro pecado (e a sua mulher tomaste por tua mulher “II Sm 12.9 c”)

Duramente o profeta o alertou sobre o que estava por vir, a sentença de Deus já estava decretada e de certo se cumpriria, Nata profetizou 3 sentenças contra o rei de Israel: 1. A morte da criança. 2. A espada em sua casa. 3. Suas mulheres seriam de outro em sua face. Mais detalhes a seguir:

1. A morte da criança 

A primeira sentença profética de Natã era a respeito do filho fruto de adultério, que envolveu Davi e Bate-Seba (o filho que te nasceu certamente morrerá “II Sm 12.14 b”), esta profecia cumpriu-se rapidamente (pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta “II Sm 12.19 b”).

A criança que morreu nasceu por volta de 1.002 a.C., e Salomão no ano seguinte, por volta de 1.001 a.C., e assim a cronologia entra em concordância, sendo que Salomão começou a reinar com 30 anos em 971 a.C., reinando por 40, tendo um total de 70 anos de vida, morrendo por volta de 931 a.C.

2. A espada na casa de Davi 

Ao confrontar os pecados do rei, Natã lançou a segunda sentença profética (Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste “II Sm 12.10 a”), esta profecia se cumpriu assim:

  • Amnom que havia nascido em Hebrom, tinha aproximadamente 8 anos quando a profecia ocorreu, este era o primogênito de Davi e herdeiro legal do trono (E a Davi nasceram filhos em Hebrom; e foi o seu primogênito Amnom, de Ainoã a jizreelita “II Sm 3.2).
  • Davi tinha uma filha de nome Tamar, Amnom era seu meio-irmão por parte de pai, este juntamente com seu primo Jonadabe tramou um plano para abusar de Tamar, Jonadabe era sobrinho de Davi (Tinha, porém, Amnom um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; e era Jonadabe homem mui sagaz “II Sm 13.3).
  • Foi Jonadabe que arquitetou o plano que ocasionou o estupro (E Jonadabe lhe disse: Deita-te na tua cama, e finge-te doente “II Sm 13:5 a”). E assim Fez Amnom (Porém ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, a forçou, e se deitou com ela “II Sm 13.14”).

O texto que segue afirma que Tamar era irmã de Absalão (Tamar, irmã de Absalão, meu irmão “II Sm 13.4 b”), inclusive da mesma mãe (Absalão, filho de Maaca “II Sm 3.3 b”). Absalão guardou a sua vingança para si, um ódio mortal o dominava e era questão de tempo para pôr em prática seu plano de vingança. Do estupro contra Tamar até a morte de Amnon passaram 2 anos (E aconteceu que, passados dois anos inteiros “II Sm 13.23 a”), Absalão viu que chegara o momento para matar seu irmão Amnom, e assim deu ele a ordem (II Sm 13.28-9).

A espada na casa de Davi foi a mais dolorosa das 3 profecias, nesta época (971 a.C.), Davi estava em seus últimos dias de vida, e Adonias que era o sucesso legal, alto se proclamou rei, ato que lhe custou a morte após a coroação de Salomão (II Rs 2.24-25)

3. Tomarei as tuas mulheres

A terceira profecia de Natã se cumpriu quando Absalão usurpou o trono de seu pai e tomou suas mulheres (Estenderam, pois, para Absalão uma tenda no terraço; e Absalão possuiu as concubinas de seu pai, perante os olhos de todo o Israel “II Sm 16.22”).

Compartilhe esse conhecimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 10 =