O reino dividido
1. Causa da divisão
Em meu terceiro livro da série Cronologia Comentada, com o título Monarquia “Reino Unificado”, vimos que por volta de 1.051 a.C., o Senhor regia o seu povo através do profeta, juiz e sacerdote Samuel, até que o povo fez a sua escolha (constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações “I Sm 8.5”). A escolha do povo não foi bem vista pelo profeta que levou suas queixas e suas tristezas ao Senhor, pelo que o Senhor lhe respondeu (pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles “I Sm 8.7 b”).
Através da insistência do povo de Israel, o Senhor lhes deu um rei, este rei foi segundo o coração do povo (E depois pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos, a Saul filho de Quis “At 13.21 a”). A primeira indicação de reprovação divina teve como indicativo a escolha da tribo (homem da tribo de Benjamim “At 13.21 b”). A escolha de um filho de Benjamim para reinar contrariava a bênção profética de Jacó ao seu filho Judá.
De certo, quando Jacó abençoou os seus filhos, lançou sobre Judá uma benção profética (O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés “Gn 49.10 a”), a respeito da bênção de Jacó, dois ponto deve ser analisada:
- O cetro não se arredará de Judá: o cetro era um cajado cujo uso indica autoridade, neste caso em especial, sobre uma nação. Séculos depois, Davi, descendente de Judá, recebeu a confirmação da bênção de Jacó (nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel “I Rs 2.4 b”).
- Nem o legislador de seus pés: Um dos Salmos atribuídos a Davi representa a bênção pronunciada por Jacó (Judá é o meu legislador “Sl 60.7 b”), confirmada no Salmo 108 (Judá o meu legislador “Sl 108.8”). A bênção de Jacó começa a ser esclarecida no livro do profeta messiânico (Porque o Senhor é o nosso Juiz; o Senhor é o nosso legislador; o Senhor é o nosso rei, ele nos salvará “Is 33.22”), quem é o rei de quem fala Isaías? Que é este Senhor? A resposta está nas visões e revelações vistas e ouvidas por João (E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores “Ap 19.16”).
Passado o reinado de Saul (1.051-1011 a.C.), Davi começou a reinar (1.011-971 a.C.), o descendente de Judá foi a escolha segundo o coração divino, contrariando a escolha de Saul. Após Davi, Salomão tomou posse e reinou 40 anos (971-931 a.C.).
A promessa feita a Davi em que sua descendência reinaria e seu poder real passaria de pai para filho tratava de uma promessa condicional (Para que o Senhor confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma “I Rs 2.4 a”).
O que foi prometido a Davi, foi confirmando a seu filho Salomão, e da mesma forma a promessa estava alicerçada sob as condições de andar, ouvir e guardar (se ouvires, e andares, guardando, eu serei contigo “I Rs 11.38 a”), se Salomão obedecesse ao Senhor em tudo o que lhe foi ordenado, a promessa feita ao seu pai estaria selada (e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel “I Rs 11.38 b”).
Em Salomão se cumpriu a promessa a respeito do cetro de Judá anteriormente falado, porém, este rei em sua velhice errou o alvo e abandonou os preceitos a ele ensinados (suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai “I Rs 11.4 b”). Salomão atraiu para si a indignação de Deus (Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão “I Rs 11.9 a”). Por este motivo o Senhor prometeu dividir o reino, é de se notar que a divisão não ocorreu nos dias de Salomão por amor a Davi (Porém não tomarei nada deste reino da sua mão; mas por príncipe o ponho por todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo “I Rs 11.34 a”).
Abordarei os detalhes de como ocorreu esta divisão nos capítulos “Roboão rei de Judá” e “Jeroboão rei de Israel” o primeiro de Israel, ambos os reis do período chamado Reino Dividido.
2. Reino de Israel “Norte” (931-722 a.C)
Conforme a profecia de Aías, Jeroboão reinaria sobre 10 tribos de Israel (I Rs 11.31), essas tribos foram: Rúben, Simeão, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, Efraim e Manassés.
O reino de Israel após a divisão ficou conhecido como o “Reino Norte”, seu período foi de 931-722 a.C., percorreu uma história de cerca de 209 anos, neste período, este reino foi governado por 19 reis, tendo 9 dinastias.
O reino Norte, desde sua implantação teve mudanças em suas sedes religiosas e políticas, apresentarei as informações aqui de forma resumida e durante o livro, as externarei.
Sede religiosa: Jeroboão “o primeiro rei de Israel pós divisão” constituiu duas cidades religiosas, nelas eram feitos os sacrifícios fazendo com que os israelitas não fossem a Jerusalém, estas cidades foram: Dã e Betel (I Rs 12.29).
Sede política: A primeira capital política foi a cidade de Tirza, somente no Acabe é que a capital passou a ser Samaria.
O reino norte passou por breves períodos de Divisão:
- Primeiro período de breve divisão: Este período foi marcado após a morte de Zinri, a disputa foi conduzida por Tibni e Onri (Então o povo de Israel se dividiu em dois partidos: metade do povo seguia a Tibni, filho de Ginate, para o fazer rei, e a outra metade seguia a Onri “I Rs 16.21”).
- Segundo período de breve divisão: Este período foi marcado pelo declínio da descendência de Jeroboão II, após a sua morte, seu filho Zacarias reinou somente 6 meses e logo foi assassinado, em seguida começou a reinar Salum que não era da linhagem de Jeroboão II, este reinou somente 1 mês e também foi assassinado, desta vez por Menaém. Quando o usurpador Menaém assumiu, Peca assumiu o Sul do Jordão, culminando com a segunda divisão de um reino que já era dividido.
Enquanto o reinado de Israel perdurou cerca de 209 anos, o reino de Judá permeou 344 anos. Segundo a profecia do profeta Aías, Roboão ficaria com 1 tribo (Porém ele terá uma tribo “I Rs 11.32 a”), é notório que a profecia também revelou que Jeroboão reinou sobre 10 tribos (e a ti darei as dez tribos “I Rs 11.31 b”).
Neste caso, uma das tribos não foi contabilizada pelo fato de haver 12 tribos, esta foi a tribo de Benjamim. Portanto, Roboão reinou sobre 2 tribos (Judá e Benjamim) (Vindo, pois, Roboão a Jerusalém, reuniu toda a casa de Judá e a tribo de Benjamim “I Rs 12.21 a”).
O reino Sul teve tanto como a sua capital religiosa como política a Cidade de Davi “Jerusalém”. As informações de como aconteceu a divisão das tribos, leia os comentários de Roboão e Jeroboão.
Diferente do reino Norte que teve 9 dinastias, o reino Sul teve uma única dinastia, com exceção de Atalia, “a rainha usurpadora”.