Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paulo escreveu a carta aos Hebreus?

Paulo escreveu aos Hebreus?

Um assunto milenar não foi resolvido, afinal, somente Deus sabe de fato quem escreveu a carta aos Hebreus. Mas uma coisa é fato, não foi Paulo.

Poderia aqui trazer várias informações que tiram de Paulo a autoria desta tão célebre carta, mas vou citar somente 2 fatores:

  1. Paulo afirma que o Senhor Jesus apareceu a ele (E por derradeiro de todos me apareceu também a mim “I Co 15.8 a”), o apóstolo também confirmou que o que aprendeu, aprendeu  diretamente do Senhor Jesus (Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo “Gl 1.12”), em contraste a isso, o escritor de aos Hebreus se coloca na condição de quem foi discípulo de um dos apóstolos, pois como ele mesmo escreveu, a salvação foi confirmada a ele por aqueles que a ouviram (a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram “Hb 2.3 b”).
  2. Outro ponto chave é a libertação de Timóteo citada pelo escritor (Sabei que já está solto o irmão Timóteo, com o qual, se ele vier depressa, vos verei “Hb 13.23”). Alguns acreditam que a citação a Timóteo está vinculada a Paulo, mas historicamente Timóteo foi muito importante para a igreja, em especial as da Ásia, onde, como já vimos, pastoreou a igreja em Éfeso por aproximadamente 30 anos após a morte de Paulo. 
  3. Outro fator é que não há registros de que esta prisão ocorreu enquanto Paulo estava vivo, concordo plenamente com a opinião de Craig S. Keener: “Se Timóteo estava preso sob Nero em Roma, o que é provável, é possível que ele tenha sido solto com a morte de Nero”. A morte de Nero ocorreu em 68 d.C., um ano após a morte de Paulo. Tendo essas notas cronológicas, é impossível que a carta “Aos Hebreus” tenha sido escrita quando Paulo ainda estava em vida, colocando a escrita da carta somente após a morte do imperador. 
  4. Outrossim, a carta pode ter sido escrita por Silas, Clemente de Roma e outros. Entre os possíveis escritores está o que para mim é um dos mais possíveis, este é Apolo (E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras “At 18.24”).

Compartilhe esse conhecimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − quatro =